25.11.10

Brasileirão já está decidido


Muitos comemoraram, em 2003, o campeonato brasileiro por pontos corridos, com a prorrogativa de que beneficiaria o time com a melhor campanha. Alguns jornalistas, para valorizar o campeonato deste ano, afirmam que o campeonato é o mais disputado e só será decidido na última rodada.
Olhando a tabela parece isso mesmo. Mas, se olharmos melhor, podemos ver que o Fluminense sagrou-se campeão por antecipação (3 rodadas anteriores) e pior, vai terminar sem fazer nenhum esforço para vencer seus adversários.
Aquele jargão do "jeitinho brasieliro" chegou ao Brasileirão. Palmeiras, Guarani entregarão os jogos para não beneficiar o Corinthians - rival direto, assim como já fez o São Paulo que caiu de 4 e ainda viu expulsões inexplicáveis acontecerem para beneficiar o tricolor das laranjeiras.
O Corinthinas também se beneficiará com o jogo contra o Vasco - rival do Fluminense. Os jogadores vascaínos dizem estar sem motivação, mas não terá efeito nenhum.
É uma pena que os mais jovens não sinta aquela emoção de uma final de campeonato...
Em 1983, lembro de João Paulo, jogador do Santos, ensanguentado disputando a bola com o Galinho de Quintino, nosso glorioso Zico, em que o Flamengo se consagrava campeão num "maraca" lotado.
Lembro de Washigton e Assis, do Fluminense, em 1984 que eliminou o meu timão na semi-final e gritou é campeão contra o Vasco. Do São Paulo, em 1986, sendo campeão com os "Menudos" - Silas, Muller, Sidnei e o experiente Careca. Vi a alegria sutil de Bobo, como dizia o poeta, levar o Bahia a ser campeão em 1988.
Lembro do Morumbi apreensivo, em 1990, assistindo o gol mais chorado das finais, saindo dos pés de Tupanzinho, para explosão da Nação Corintiana -me incluo, faço parte dela.
Hoje não há mais a disputa. O campeonato não vai premiar o time que foi melhor, mas vai dar o caneco para o time que encontrou adversários que decidiram perder o jogo para não beneficiar o rival direto.
Pontos corridos no Brasil só terá efeito se os jogos regionais passarem a valer nas últimas rodadas. Do contrário o campeão será sempre o outro, nunca o meu time e nem o rival do meu time.

Nenhum comentário: