19.11.11

Alguém viu o Parapan?

O Parapan está terminando e o Brasil, assim como fez em 2007, vai terminar em primeiro lugar no quadro de medalhas. O ouro conquistado fez o hino nacional tocar mais de 70 vezes, passando de 170 medalhas.
Porém, é impressionante como a mídia deu pouco cartaz para os jogos do Parapan.
Procurando nos sites, jornais e revistas, quase nada se vê a respeito. A cobertura é capenga. Bem diferente do Pan, das Olimpíadas e da Copa do Mundo.
Talvez porque a mídia queira esconder o fato de que temos uma população de mais de 20 milhões de brasileiros com necessidades especiais. E eles devem sentir vergonha disso, assim como o mundo, que num passado não tão distante encarcerava ou, simplesmente, ignorava os seres humanos que tinham essas necessidades.
Talvez a midia queira esconder que na Era Lula o esporte no Brasil, inclusive para os portadores de deficiências, cresceu e o nosso desempenho vem se superando ano após ano. São vários brasileiros e brasileiras que vão ingressando no esporte e fazendo bonito nas competições internacionais.
Mesmo no Pan, a mídia joga para o Brasil sair com o complexo de "vira-lata", como disse certa vez Nelson Rodrigues sobre o sentimento brasileiro.
Veja o caso do salto com vara, em que muitas manchetes diziam que a brasileira Fabiana Murer tinha sido superada pela cubana, mas nunca exaltaram Murer pelo fato de ter conquistado a tão difícil medalha de prata num Pan.
Uma curiosidade está no site do UOL, que traz um painel dizendo que Brasil piorou sua performance do Pan do Rio para o Pan de Guadalajara.
Claro que valorizar nossos atletas não dá Ibope para eles. O que dá audiência e recordes de venda são as denúncias evasivas de corrupção, conferindo o poder de ditaduras a essas empresas que invadem apartamentos, destroem familias, contratam bandidos e criam fatos sensacionalistas sem nenhum controle. Tudo em nome da "democracia" deles.
Mas, por exemplo, a Editora Abril não fala que recebeu do governo, nos últimos 5 anos, cerca de 1 bilhão para engordar os Civitas e os seus colunistas "hitlerianos" para ludibriar seus leitores.
Mais isso já é outra coisa.
O Importante, mesmo com pouco alarde, é que os brasileiros e brasileiras vão ocupando os pódios do Pan e do Parapan, num gesto de heroismo e de superação digno dos deuses do Olimpo. Porque somos brasileiros e não desistimos nunca.

– Brasilsilsilsil!!!!!!!

PS: Tem gente que desiste do Brasil e depois de receber muito dinheiro escrevendo besteiras em colunas de algumas revistas vai viver em Veneza.










Nenhum comentário: