10.12.11

Um samba para o filme de Gus Van Sant

“O negócio é amor, o resto é conversa fiada.”  diz o samba Conversa Fiada, de Joãozinho Pecadora, tocada pelo Partido em 5. Mas o que isso tem haver com o filme “Inquietos”, de Gus Van Sant? Tudo!
Enoch é um garoto que frequenta funerais como se procurasse estar presente no dia do enterro de seus pais, mortos num acidente de carro. Enoch não esteve presente porque sobreviveu ao desastre, mas foi dado como morto por 15 minutos e passou 3 meses em coma.
Esse fato fez com que ele passasse a culpar todos e tudo na vida, até que num desses funerais conhece Anabel uma garota em estado terminal que estava no enterro de um amigo que morreu pela mesma doença.
Pode ser mórbido, mas aqui temos uma inversão, pois Enoch e Annabel vão viver intensamente os 3 meses que restam para a garota.
A ideia de que tudo passa rápido e é preciso aproveitar ao máximo é leal ao filme. A frase “morrer é fácil, amar é que é difícil”, faz de Inquietos um tocante filme de amor sem ser piegas, deixando muitos livros clássicos na prateleira para se curvar ao romance de Enoch e Annabel. Não falta paixão, sexo, brigas, liberdade, humor, aventura e devaneios. Até porque os romances sempre dão certo, uns podem durar muitos anos, outros duram meses e dias, e outros podem acontecer em apenas 4 horas pernoitadas numa noite qualquer, mas todos dão certo.
Com diálogos precisos, um importante alicerce para o sucesso do filme - como dizia Marcos Rey no seu livro “O roteirista profissional” levantando 5 pontos fundamentais para um bom filme -, o roteirista Jason Lew é sublime. E, quando não há necessidade de fala, Gus Van Sant passeia sua direção com maestria.
Se a única certeza que temos na vida é a morte e para muitos isso é bem cruel, Enoch escancara essa visão ao brigar com Annabel dizendo que nos 15 minutos em que esteve morto não viu os pais, os pássaros, nem luz e não tinha nada do outro lado. Ou seja, o importante é viver intensamente com quem ama, mesmo que isso dure pouco, como no caso de Annabel.
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Mia Wasikowska, Jane Adams, Schuyler Fisk, Henry Hopper, Ryo Kase, Lusia Strus, Paul Parson, Thomas Lauderdale, Christopher D. Harder, Morgan Lee 
Roteiro: Jason Lew 
Duração: 91 min.

Nenhum comentário: