30.11.11

Kobra – a fera da selva de pedra



Entre arranha-céus e concretos, algo se destaca no visual cinza dos paulistanos.
Eduardo Kobra é um artista que, aos poucos, faz surgir nos olhares de quem anda em São Paulo imagens belas. Com suas borrifadas de sprays e jatos de tintas ele vem colorindo muros, ruas, prédios e alegrando a vida.
Sempre que me deparo com uma obra de Kobra, enxergo uma cidade mais moderna, intrigante e futurista.
Alguns de seus painéis trazem uma São Paulo antiga, com seus bondes, homens e mulheres com suas vestimentas garbosas, sem trânsito, sem violência, sem o descaso das autoridades.
Nos seus devaneios artísticos, será que esses painéis seriam um passadismo exarcebado ou uma tentativa de se recriar uma cidade mais humana? Prefiro a segunda opção.
Recetemente, um roteiro turístico pela cidade passando por 15 pinturas murais do artista Eduardo Kobra venceu um concurso promovido pela empresa Aoka – especializada em inovação social. O projeto vencedor foi concebido pela advogada Manuela Colombo, de 27 anos, e será executado pela primeira vez no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo.
Kobra demonstra que é fera. Pichador no final dos anos 80, passa para a década seguinte fazendo grafites e colocando em muros o que já desenhava no papel. Nós paulistanos só podemos agradecer ao artista, que vai da rua para o mundo.
E aí, como dizia o início da música do Premê... É sempre lindo andar na cidade de São Paulo!

Nenhum comentário: