1.12.11

Entre Glutões e iguarias

Nos últimos anos, a coisa que mais se ouviu dizer é que a classe C aumentou. Milhares de brasileiros da Classe E e D ingressaram para a classe média, e isso foi possível por vários fatores como inclusão de pessoas no mercado de trabalho, projetos sociais na educação,  moeda estável, mais distribuição de renda e o crescimento econômico do país, além da autoestima do povo brasileiro.

O livro “Um  jeito fácil de levar a vida”, de Renato Meirelles e Ricardo Sodré, traz uma série de dicas para esse público não ficar de bobeira quando se depara com situações a que não estava habituado, como viajar de avião ou, simplesmente, pedir um vinho num jantar.
Um fato recente me fez lembrar o livro de Meirelles, que é publicitário e diretor do Instituto Data Popular.
Num domingo à tarde, decidir almoçar na Família Mancini. Pensei, “vai ser uma fortuna”. Porém, ajoelhou tem que rezar e uma vez na vida...
Pedimos um prato chamado Cordeiro com batatas e brócolis. A bagatela custava 90 reais. Pelo cardápio, o prato servia 2 pessoas. Mas, quando chegou a bandeja percebi que 5 pessoas poderiam comer a iguaria. Se dividirmos por 5, cada prato custaria 18 reais, ou seja, mais barato que o Mc Donalds, mais barato que o self-service em que eu almoço todo dia, apelidado carinhosamente de PC (pouca comida).
Isso não está no livro de Meirelles, que pratos caros podem arregimentar os 300 de Sparta, nem o fato de que todas as pessoas saem do restaurante com suas respectivas sacolas, levando o que sobrou da enorme refeição produzida pelos glutões Mancini. E não importa a classe social, todos vão para a casa levando arroz, batatas, brócolis, macarrão ao molho de alguma coisa e se deliciam no jantar ou, como no meu caso, no almoço do dia seguinte. Ou seja, é a inversão do ditado popular, aqui o caro sai barato demais.
Mas, é claro que não tem preço e é muito melhor a comida de Dona Maria Isabel, porque só as mães sabem o verdadeiro tempero de uma boa comida. E não compete com ela  nem os Mancinis, nem as cantinas, nem churrascarias, nem....

Nenhum comentário: