14.3.12

Estão querendo colocar água na sua cerveja


Foi no SpressoSP, que tive conhecimento da estapafúrdia iniciativa do deputado estadual paulista Campos Machado (PTB) para proibir o consumo de bebidas alcoólicas em lugares públicos de todo o Estado de São Paulo. A visionária proposta tramita pelo número 767 e, se aprovada, precisa ser sancionada pelo governador Geraldo Alckmin.

É o tipo de notícia que deveria deixar qualquer um boquiaberto. Mas eu confesso que não estranhei. Esta é mais uma entre tantas outras iniciativas de cunho proibitivo que estão em curso na sociedade.  Este tema já foi abordado neste blog no postProibir agora é legal!

Não faço apologia ao álcool, que fique bem claro. Mais a cruzada contra o consumo de bebidas está extrapolando todos os limites. Como já previu Chico Buarque, “nunca mais cinema, numa mais drink no dancing”.

Se vingar a falta de bom senso, é melhor correr para se despedir daquela cervejinha super gelada na praia, da caipirinha à beira mar... Agora só água de coco. Os amantes devem esquecer os piqueniques regados a um bom vinho. Mas não se preocupe, o mercado está repleto de sucos de uva de ótima qualidade.

Me pergunto como vão ficar os bares que têm suas mesinhas nas calçadas, disputadas ombro a ombro nos dias quentes como o de hoje. Afinal a rua é pública, portanto devem ficar sumariamente proibidos consumir álcool nestas mesas. Elas vão perder o sentido e devem deixar de existir. Melhor, alguns podem pensar, mais espaço nas calçadas para as pessoas circularem.

Talvez fosse melhor colocar a cerveja, o vinho, a cachaça e afins no rol das drogas ilícitas. Sei que muita gente defende isso em nome do bem maior da sociedade, de uma vida saudável e sem vícios.

Tomara que até lá eu já tenha passado desta para melhor, porque vai ser um mundo chato demais!

Por Renata Mielli

renatamielli.blogspot.com

Nenhum comentário: