14.3.12

Memórias 4.0 (parte 1)


As vésperas de completar 40 anos, se tudo der certo, tenho mais quarenta pela frente. Digo se tudo der certo, porque a hipertensão estabilizada entre 14 por 10 é sempre um risco proeminente.

Como disse Oscar Niemeyer no documentário “A vida é um sopro”, dá pra lembrar de tudo o que se passou nos meus últimos 40 anos. Então, o que dará para fazer nos próximos 40?

Talvez eu devesse controlar o meu colesterol ruim altíssimo e fazer largas caminhadas ao amanhecer, ao sabor do vento matinal, entre os manacás e sons cantantes de jacus e cacarecos que sobrevoam no entorno do meu solar modesto e bucólico.

Talvez devesse escrever um livro, já que dizem que para um homem ser completo ele deve plantar uma árvore (isto eu já fiz bastante), ter um filho (isto eu também já fiz, porém, não tão bastante), e me falta, apenas escrever um livro. Mas deixarei este item para quando eu fizer meus 79 anos de idade, para decretar o fim com a tríade perfeita antes do aconchego da caixa prego.

E o que dará para fazer nos próximos 40 anos?

Talvez eu devesse cuidar da gastrite que ataca sempre nas minhas investidas noturnas na cozinha, talvez devesse evitar de ficar ao computar por mais de 10 horas diárias. Talvez devesse aderir à alguma fé que me fizesse acreditar que “eu irei desta para melhor”, mas acho isso pouco provável, na verdade não acredito em nada que se diga “pós”, pós morte, pós moderno, pós pois....

Devo dizer que é chegada a hora de descer a ladeira mais vagarosamente, de ouvir mais e falar menos, até porque temos duas orelhas e com a idade ela é a única coisa que continua crescendo, coisa de uma natureza sábia que faz isso para compensar outras que vão sucumbindo e produzindo apenas saudosas imagens da paudurecência nos casebres coloridos de neon e outras pequenas aventuras joviais.

40 anos se passaram a passos largos, movidos de atenolols, moduretiques e benicares da vida, todos de baixíssima dosagem, criada pelo melhor amigo do homem – o médico. Graças a esses amigos do peito e dos rins pude extrapolar nas madrugadas de bebericagem, nas rodas de samba do Ódoborogodó, nas vitrolas de ficha do Damião ou no churrasco no Jardim São Luiz.

40 anos se passaram e lá se vão juntos as Flavelices, as Marlucias, as Marissaras...e as lembranças do desconhecido colégio chamado “Antonio Manoel Alves de Lima”. Com esse nome no meu curriculum de graduação percebe-se que a concordância, o plural e outras complexidades da língua de Camões sofre exageradamente.

Aos 40, chego ao meio da minha caminhada – espero – e agora vou aprender a tocar trompete para desfilar nos blocos de carnaval até chegar o dia em que escreverei um livro.

Nenhum comentário: