30.7.09

Esse trânsito...

Chove em São Paulo há 240 dias.

Na última quinta, o trânsito bateu novo recorde na cidade de São Paulo e Albino, em seu corsa sedan prata, fica enroscado em cima do elevado Costa e Silva. Ele olha no relógio e percebe que faltam 15 minutos para entrar no rodízio, seu carro de placa final 7 está proibido de circular na cidade entre as 17h e 20h. Fica tenso, mas mantém a calma.

A garoa começa a engrossar e ele liga o parabrisa. Ele se irrita com o barulho teke-teke da borracha no vidro. Seu carro parado entre centenas de carros e janelas fechadas de apartamentos decadentes.

Olha no relógio novamente e faltam dez minutos para começar o rodízio. Tenta pensar em algo. Lembrou do tempo de criança em que seu pai se orgulhava da obra pensada por Faria Lima e concretizada pelo prefeito Paulo Maluf.

Albino, por um instante, sorriu da lembrança. Ele lembra das campanhas eleitorais e dos conselhos do seu pai:

- Filho, homem bom é o Maluf, dizem que ele rouba, mas ele faz! Esses outros são comunistas, eles querem acabar com a gente.

Albino cresceu na Zona Norte de São Paulo com esse sentimento. Assim votou contra a Erundina, em 88. Votou pela primeira vez em Maluf, em 92. Gostou da adminstração e deu um voto de confiança no "Dr. Paulo", votando em Celso Pitta para sucedê-lo, em 1996.

Mesmo decepcionado com a política, ele se negou a votar na Marta, na virada do século, porque para ele e para o pai, o PT era "comunista" ou pelo menos se aliavam à eles. Comemorou quando os tucanos, em 2004, derrotaram a reeleição de Marta, do PT. Em 2008, ele votou em Kassab, que para ele, é o retorno do malufismo em São Paulo.

Ele olha para o trânsito insuportável e escuta o teke-teke do parabrisa. Observa as horas e já sabe que será multado. Decide não ficar mais nervoso e liga o rádio pra relaxar. E, naquele momento, estava tocando uma propaganda institucional....

"Com Kassab, a cidade não pára....."

Ele abre o vidro, pega a frente do rádio, joga para fora e grita!
- Eu sou um filho da puta!

3 comentários:

Valéria Leão disse...

rsrs... Muito boa!!! Nos últimos dias não teve um paulistano que eu conversei (nem eram comunistas!) que não tenha detonado o Kassab. E ontem passei por uma manifestação do povo dos fretados que zuavam muito o prefeito cheio das vontades.

Craudio disse...

Hahahahahhahahahahahahahahhha...

Com kassab é só sorrisos!

Daniele Moraes disse...

Me fez lembrar de uma vinheta/musiquinha que eu e o Fábio sempre "cantamos" quando vemos alguém bem "classe-média-paulistana" reclamando da cidade de SP. É assim:
"Vota no Kassab, vota no kassab, lálálálá..."
Hehehe